- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Actinopterygii
- Ordem: Tetraodontiformes
- Família: Molidae
- Gênero: Mola
- Espécie: Mola Mola
O peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir mais de 3 metros de comprimento e pesar mais de duas toneladas!
Esta criatura dócil deita-se frequentemente à superfície da água, deixando-se levar pela corrente. Este comportamento permite-lhe equilibrar a temperatura corporal após consecutivos mergulhos em águas profundas e mais frias.
Apesar da sua fisionomia bizarra o peixe-lua é um animal gracioso pela coloração prateada e pelo lento movimentar das suas duas enormes barbatanas.
As fêmeas produzem até 300 milhões de ovos de cada vez, que são libertados para a água e fecundados pelos machos. As larvas passam por três estágios de desenvolvimento em que o peixe perde a barbatana caudal e ganha uma série de espinhos conspícuos.
O peixe-lua destaca-se por transportar uma impressionante carga de parasitas. Até agora, os cientostas identificaram cerca de 50 espécies diferentes, entre parasitas internos e externos!
Devido à sua natureza delicada e aos movimentos lentos, estes peixes são facilmente capturados por redes à deriva e por outros métodos de pesca. Como consequência as populações poderão estar em declínio.
0 comentários:
Postar um comentário